Afinal, quais são os sintomas do câncer de cólon?

Classificado como o 3º tumor que mais atinge as pessoas, se desenvolve no intestino. Saiba mais sobre o câncer de cólon!

O que é o câncer de cólon?

Antes de mais nada, o câncer de cólon é um tumor maligno que surge, principalmente, em partes, como:

✔ Ânus

✔ Reto

Cólon

Sem dúvida, a doença foi bastante discutida recentemente, visto que atingiu o ex-jogador Pelé. Aliás, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 36 mil brasileiros sofrem com o câncer de cólon, responsável por cerca de 15 mil óbitos todos os anos.

O que provoca a doença?

Apesar de a causa do câncer de cólon ainda não ser exata, é possível rastrear uma série de fatores que facilitam o seu desenvolvimento. A idade é um deles, visto que pacientes acima de 50 anos são atingidos com mais frequência.

Porém, vale frisar que tanto homens quanto mulheres podem manifestar o quadro. De acordo com o INCA, por exemplo, em 2020, foram registrados 20.520 casos em homens e 20.470 casos em mulheres.

Ademais, aquelas pessoas que já tiveram caso de pólipos intestinais ou até mesmo câncer de intestino estão mais suscetíveis. O histórico na família dessa última doença, bem como a síndrome de Lynch ou polipose adenomatosa familiar (PAF), exige uma atenção redobrada.

Também são fatores de risco:

✔ Alimentação rica em carnes vermelhas ou processadas

Baixo consumo de frutas, verduras e legumes

Tabagismo e consumo de bebida alcoólica

Doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn

✔ Sedentarismo

Em relação ao álcool, quando o seu uso é associado ao fumo, o risco de câncer de cólon é potencialmente intensificado.

Sintomas

Em estágios iniciais, o câncer de cólon não manifesta sintomas. Porém, com o avanço do tumor, esses sinais ficam mais evidentes: fezes pastosas de cor escura e afiladas; náuseas e vômitos; diarreia ou prisão de ventre persistente; fadiga; perda de peso sem razão aparente; sangue nas fezes; e alterações no apetite.

Além disso, os pacientes fazem esforço para o intestino funcionar, mas, sem sucesso.

Quando os sinais permanecem por mais de 1 mês, é recomendado procurar a ajuda de proctologistas.

O câncer de cólon tem cura?

Sim, a boa notícia é que a doença possui 90% de chance de cura. No entanto, os pacientes devem realizar exames de rotina ou se consultar logo no início dos sintomas para otimizar o percurso do tratamento.

Para verificar a presença do tumor, os médicos podem solicitar tanto o exame de fezes quanto a colonoscopia. Inclusive, além de detectar o câncer, essa última consegue ressecar pólipos.

Em geral, os pacientes são encaminhados para uma intervenção cirúrgica com o intuito de remover o tecido da área afetada. Ademais, pode haver a indicação de sessões de radioterapia e quimioterapia, que podem vir antes ou após a cirurgia.

Vamos manter seus exames em dia por um valor acessível?

Agende um horário na Clínica Vittá!

Acompanhe também nosso perfil no Instagram.