Você conhece os principais sinais do câncer de boca?

A doença afeta principalmente os homens acima dos 40 anos. Aprenda a identificar os sinais do câncer de boca!

O que é o câncer de boca?

Primeiramente, o câncer de boca corresponde ao tumor maligno que se manifesta em regiões como:

✔ Céu da boca

✔ Bochechas

✔ Língua

✔ Gengivas

✔ Lábios

Ou seja, a doença pode acometer qualquer estrutura da boca. Vale mencionar que ela é mais comum entre homens acima de 40 anos. Ao mesmo tempo, a incidência nos lábios é maior entre pacientes brancos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a prevenção pode reduzir os casos desse tipo de câncer em até 25% até 2025.

O que causa o câncer de boca?

Inegavelmente, o câncer de boca atinge com mais frequência os pacientes que fumam, ingerem bebida alclica em excesso, possuem uma dieta pobre em nutrientes e não higienizam a boca adequadamente.

O problema também pode surgir quando:

✔ Há histórico de câncer de boca na família

✔ A pessoa foi infectada pelo HPV

✔ O hábito de mascar tabaco ou noz de areca é frequente

✔ Os bochechos são feitos com enxaguantes bucais de alto teor alcoólico

Há trauma crônico nas estruturas bucais

A exposição ao sol é feita sem os cuidados necessários

Sintomas

Sem dúvida, identificar os sinais do câncer de boca logo no início aumenta significativamente as chances de cura. São os principais sintomas:

✔ Feridas (com sangramento ou não) ou aftas que persistem por mais de 15 dias

✔ Rouquidão por um longo período

Dor, irritação ou outro tipo de incômodo na garganta

Caroços ou manchas nas estruturas da boca

Inchaço na gengiva

✔ Dormência ou sensibilidade

Em casos mais graves, o câncer de boca dificulta a fala, bem como a mastigação dos pacientes. Além disso, provoca mau hálito, perda de peso considerável sem motivo aparente e dor ao redor dos dentes. Aliás, eles podem ficar amolecidos.

Também há casos de dor no ouvido sem a perda de audição.

Tratamento

Primeiramente, a detecção do câncer de boca pode ser feita numa consulta de rotina com clínicos gerais ou otorrinolaringologistas. Ao suspeitar do problema, o médico ou a médica deve solicitar uma biópsia, removendo uma pequena parte do tecido da região para essa análise.

Em seguida, quando há manifestação de células tumorais, pode ser solicitada uma tomografia computadorizada. Dessa maneira, é possível acompanhar em que estágio a doença se encontra e os locais de incidência, especialmente se ela tiver se espalhado.

O tratamento pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou terapia alvo.

Só para ilustrar, quando existem metástases, a quimioterapia costuma ser a via mais indicada. Já a cirurgia é ideal para a remoção de tumores pequenos.

As consultas de rotina são importantes para detectar doenças, como o câncer de boca, em estágios iniciais.

Agende um horário com os clínicos gerais da Clínica Vittá por um valor acessível.

Acompanhe nosso perfil no Instagram.