Patch Test: conheça a importância do teste de contato no diagnóstico da dermatite

O Patch test é o exame capaz de identificar substâncias responsáveis pelo surgimento de alergias no paciente. Leia este post e entenda como funciona o procedimento!

O que é o Patch test?

O Patch test, também conhecido como teste de contato, é o exame realizado pelo Dermatologista para identificar a causa de dermatite (eczema), ou seja, a manifestação alérgica que se torna visível na pele após a exposição a algum agente externo.
O médico irá gotejar no antebraço do paciente as principais substâncias responsáveis pelo surgimento de dermatite no corpo humano. Se algum desses pontos apresentar vermelhidão ou inchaço, o Dermatologista terá condições de indicar qual é a substância responsável pelas reações alérgicas. O procedimento é indolor e também pode ser feito com a aplicação de placas adesivas na pele. Em nenhum dos casos há utilização de agulhas.

Exemplos de dermatite

A dermatite pode se manifestar em diferentes regiões (rosto, axilas, pés, mãos, pálpebras, pescoço, peitoral, entre outras) e os principais artigos que contêm substâncias causadoras de alergia, as quais podem ser identificadas pelo Patch test ou teste de contato, são:

• Maquiagem;
  • Esmalte de unha;
  • Loção pós-barba;
  • Colares;
  • Sutiãs;
  • Sabonetes;
  • Anéis;
  • Sapatos/roupas de couro ou borracha;
  • Condimentos;
  • Colírios;
  • Medicamentos.

O Patch test exige algum cuidado prévio?

Antes de se submeter ao Patch test, o paciente deve informar ao Dermatologista sobre o uso de anti-histamínicos e corticosteroides. Além disso, é importante evitar a exposição ao sol durante os 15 dias anteriores ao teste.
Se a pele apresentar lesões ativas ou houver suspeita de gravidez, o exame não poderá ser feito.

Quem deve fazer o Patch test?

Os pacientes que apresentam os seguintes sintomas devem agendar uma consulta com o Dermatologista:

• Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Inchaço;
  • Presença de bolhas;
  • Pele seca e com descamação.

Clique aqui e agende sua consulta com um Dermatologista em Goiânia. A Clínica Vittá Goiânia possui 4 unidades esperando por você!