Câncer de intestino: por que os casos vêm aumentando entre pessoas mais jovens?

Mudanças nos hábitos de vida, como sedentarismo e alimentação, explicam o aumento dos casos de câncer de intestino entre os mais jovens.

O câncer de intestino é um tipo de tumor maligno localizado na região do intestino grosso, ou seja, ânus, reto e cólon. Por isso, também é chamado de câncer colorretal. Se, até pouco tempo atrás, era mais vinculado a pessoas com mais de 55 anos, o aumento dos casos entre os mais jovens causa uma certa preocupação.

Um sinal de alerta ligado, principalmente, após a divulgação do diagnóstico em famosos, como as cantoras Preta Gil e Simony, ambas com idade inferior a 50 anos.

A princípio, o câncer de intestino é causado pelos pólipos formados com o aumento anormal das células da mucosa. Nem todo pólipo leva, necessariamente, a um tumor maligno, mas como se trata de uma lesão com potencial cancerígeno, assim que detectado em uma colonoscopia, deve ser retirado.

Saiba mais sobre a doença, sobretudo sintomas e formas de prevenção, a seguir.

Por que os casos de câncer de intestino aumentaram entre os mais jovens?

No Brasil, ainda não temos pesquisas que tragam dados sobre a incidência do câncer colorretal em pessoas com menos de 55 anos. Porém, há a previsão de que, anualmente, 44 mil novos casos desse tipo de câncer devem surgir, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Além disso, nos Estados Unidos, 153 mil pessoas também devem ser diagnosticas em 2023, de acordo com estudo realizado pelo American Cancer Society (Sociedade Americana do Câncer). Do total, 13% serão em pessoas com menos de 50 anos, contra 9% detectados nos últimos três anos.

Inicialmente, não temos uma causa exata que explique esse aumento. Mas, ao que tudo indica, mudanças de hábito (para pior) têm grande influência nisso. Por exemplo, o sedentarismo, obesidade precoce, alimentação pobre em fibras e rica em gorduras, além do consumo excessivo de álcool.

Outro ponto preocupante é a escassez dos exames preventivos e, mesmo diante de sintomas que indiquem a doença, a demora em consultar um médico.

Tipos de câncer no intestino

A classificação do tumor é feita conforme a origem. Sendo assim, temos os seguintes tipos mais comuns:

• linfoma: afeta normalmente o reto, cólon ou intestino delgado, atacando os linfonodos
              • sarcoma ou leiomiossarcoma: como atinge músculos, vasos sanguíneos ou paredes intestinais, pode surgir no intestino delgado, cólon e reto
              • tumor de células escamosas: um dos tipos mais raros, afeta as células escamosas e glandulares, normalmente aparecendo no cólon retossigmóide
              • adenocarcinoma: um dos mais comuns, é formado pelas alterações celulares no revestimento da parede intestinal
              • carcinóide ou neuroendócrino: originado nas células produtoras de hormônio
              • estromal gastrointestinal (GIST): mais comum na parede intestinal, surge a partir das células intersticiais

Quais os principais sintomas?

Antes de tudo, importante esclarecer que os sintomas iniciais da doença também são comuns em outras enfermidades, como úlcera gástrica. Porém, é importante ter atenção a:

• dores abdominais
                      • sangue nas fezes
                      • prisão de ventre ou diarreia frequentes
                      • cansaço frequente
                      • dor ou sensação de peso no ânus
                      • perda de peso sem motivo aparente
                      • anemia

Os cuidados são intensificados se estes sintomas persistem por mais de um mês, principalmente se a pessoa apresenta doenças intestinais inflamatórias ou, ainda, casos de câncer na família.

Normalmente, o diagnóstico é feito por meio de exames, como sangue oculto nas fezes, colonoscopia com biópsia e tomografia computadorizada. A busca pelo profissional médico diante de qualquer sintoma suspeito é essencial para controlar o desenvolvimento do tumor e, também, evitar metástase.

O câncer de intestino tem cura?

Sim, o câncer de intestino tem cura, principalmente se diagnosticado nas fases iniciais. Porém, trata-se de uma doença muito agressiva, por isso, caso identificado tardiamente, as chances diminuem consideravelmente.

O tratamento varia conforme a gravidade e o estágio da doença, além de onde o tumor está localizado, tamanho e características. Mas, a princípio, envolve cirurgia para retirada, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.

Dá para evitar o câncer de intestino?

A prevenção ao câncer de intestino tem muito a ver com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, como:

• evitar o cigarro
                      • manter uma dieta equilibrada, com consumo regular de legumes, vegetais e frutas, além de grãos integrais para estimular a atividade intestinal
                      • fazer atividades físicas
                      • reduzir o consumo de bebidas alcoólicas
                      • evitar o excesso de peso

Além disso, a partir dos 45 anos, é fundamental realizar exames de colonoscopia, ou até antes, caso a pessoa tenha alguma doença intestinal preexistente ou histórico familiar de câncer no cólon.

Tem dúvidas ou sintomas comuns ao câncer de intestino

Diante de qualquer sinal de alerta, recomendamos uma consulta com médicos clínicos gerais ou proctologistas da Clínica Vittá.

E, para adotar uma dieta mais saudável e prevenir este tipo de tumor, agende um horário com nossos nutricionistas ou nutrólogos.

Acompanhe nosso perfil no Instagram.