logo

Saiba quais são os primeiros sintomas de gravidez

Saiba quais são os primeiros sintomas de gravidez

Uma ou duas semanas após a relação sexual sem uso de contraceptivos, o corpo já começa a manifestar alguns sinais. Confira quais são esses sintomas de gravidez! 

 

Quando se manifestam os primeiros sintomas de gravidez? 

O corpo começa a apresentar sintomas apenas quando o embrião se fixa no útero. Ou seja, entre uma e duas semanas após a relação sexual. Logo, a partir desse momento até a 13ª semana, ocorre uma alta considerável na produção de hormônios. Por isso, há ocorrência de alterações no organismo que podem ser percebidas pela mulher. Geralmente, elas são perceptíveis entre a 5ª e 6ª semana de gestação. 

 

Sintomas iniciais 

Antes de mais nada, é importante compreender que cada corpo recebe a gestação de uma forma. Portanto, uma mulher não apresenta, necessariamente, todos os primeiros sintomas de gravidez. No entanto, é válido listar os mais recorrentes, considerando que o atraso menstrual é um sinal universal, independentemente das especificidades do organismo. 

Dessa forma, é possível notar também: 

 

▪ Sangramento vaginal em pequena quantidade; 

▪ Cólicas abdominais; 

▪ Mamas sensíveis; 

▪ Aumento das mamas; 

▪ Alteração dos mamilos; 

▪ Enjoos, náuseas e vômitos; 

▪ Necessidade frequente de urinar; 

▪ Prisão de ventre; 

▪ Inchaço abdominal; 

▪ Cansaço excessivo; 

▪ Alteração de humor; 

▪ Alterações no corrimento vaginal; 

▪ Dor de cabeça; 

▪ Surgimento de cravos e espinhas. 

 

Entenda um pouco mais sobre os principais sintomas de gravidez a seguir! 

 

Atraso menstrual 

Conforme mencionado acima, o atraso menstrual acontece em todos os casos de gestação. Inclusive, as mulheres percebem a ausência do fluxo por volta da 4ª semana. Todavia, em alguns casos acontece um pequeno sangramento, logo no início, decorrente da implantação do embrião na parede do útero. Ainda que ele seja discreto, é possível que a gestante associe esse sangue à menstruação demorando um pouco mais para perceber o atraso menstrual. 

Ao mesmo tempo, é importante ter o conhecimento de que nem todo atraso indica gravidez. Fatores como alterações de peso, troca de anticoncepcional, infecções e estresse podem contribuir para esse quadro. 

 

Cólicas e dores abdominais 

Tais sintomas de gravidez são comuns e aparecem entre a 4ª e a 5ª semana. As dores acontecem na região inferior do abdômen e podem ser acompanhadas pela sensação de inchaço. Aliás, um aumento abdominal pode ser percebido, uma vez que há uma redução no trânsito intestinal associado ao aumento dprogesterona. 

 

Enjoos, náuseas e vômitos 

Com toda a certeza, os enjoos e as náuseas são os sintomas de gravidez popularmente mais conhecidos. Não é por acaso, já que acometem a maioria das futuras mães e podem surgir logo na 2ª semana após a fecundação. Indiscutivelmente, a intensidade dos mesmos pode variar, assim como o momento em que se manifestam. No entanto, em boa parte dos casos eles desaparecem no segundo trimestre de gestação. 

Os vômitos e a salivação excessiva podem vir associados aos enjoos e às náuseas. 

 

O que fazer ao presenciar os sintomas? 

Primeiramente, é válido associar o atraso da menstruação com relações sexuais sem o uso de métodos contraceptivos. Em seguida, se alguns dos sintomas mencionados acima forem percebidos, a mulher deve realizar uma consulta com um(a) ginecologista e obstetra. Afinal, o(a) especialista encaminha a paciente ao exame de sangue Beta HCG, que é a forma mais eficaz para confirmação da gestação. 

 

Seu corpo está manifestando alguns dos primeiros sintomas de gravidezAgende uma consulta com o(a) ginecologista e obstetra e faça seus exames com preços acessíveis na Clínica Vittá! 

Clique para Ligar
Agendamento Online