logo

O que é a depressão?

O que é a depressão?

Setembro Amarelo visa promover mais informações sobre a depressão. Confira os sintomas, diagnóstico e o tratamento acompanhando esta leitura! 

 

O que é a depressão? 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão é enquadrada como um transtorno psiquiátrico que afeta milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a prevalência da doença ao longo da vida gira em torno de 15,5%. 

Por isso, promover informações sobre a depressão, assim como orientar a consulta com o(a) psicólogo(a) ou psiquiatra, é essencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados e, principalmente, salvar suas vidas. 

Setembro Amarelo é uma campanha nacional iniciada em 2015 com o intuito de prevenir o suicídio. Dessa forma, conscientizar a população sobre a depressão faz parte do rol de atividades propostas por profissionais e instituições da saúde ao longo do mês. 

Portanto, confira a seguir mais informações sobre a depressão! 

 

Causas da depressão 

A doença pode se manifestar devido às seguintes causas: 

 

▪ Genética; 

 Deficiência de substâncias cerebrais como, por exemplo, a Serotonina, a Dopamina e a Noradrenalina; 

▪ Situações de estresse crônico. 

 

Além disso, segundo o Ministério da Saúde, os transtornos psiquiátricos correlatos, as disfunções hormonais, a ansiedade crônica, a dependência de álcool e drogas ilícitas, os traumas psicológicos e as doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas, neoplasias, entre outras, são fatores de risco para o surgimento da depressão. 

 

Sintomas 

depressão pode apresentar sintomas físicos e emocionais, sendo os principais: 

 

▪ Tristeza profunda; 

▪ Alterações no sono; 

▪ Alterações de apetite e de peso; 

▪ Medo; 

▪ Irritabilidade; 

▪ Cansaço em excesso; 

▪ Baixa autoestima; 

▪ Pessimismo; 

▪ Pensamentos suicidas; 

▪ Perda de libido; 

▪ Baixa concentração; 

▪ Falta de motivação; 

▪ Sensação de vazio; 

▪ Dores de barriga; 

▪ Má digestão; 

▪ Tensão na nuca e nos ombros; 

▪ Pressão na região do peito; 

▪ Dores de cabeça; 

▪ Baixa imunidade; 

▪ Constipação. 

 

Sem dúvida, ao apresentar alguns desses sinais, o(a) paciente deve procurar um(a) psicólogo(a) e um(a) psiquiatra para diagnosticar a depressão e dar início ao tratamento.  

 

Diagnóstico 

Os principais tipos de depressão são: 

 

▪ Episódio depressivo; 

▪ Depressão profunda; 

▪ Depressão bipolar; 

▪ Distimia; 

▪ Depressão atípica; 

▪ Depressão sazonal; 

▪ Depressão pós-parto; 

▪ Depressão psicótica; 

▪ Depressão na adolescência; 

▪ Depressão infantil; 

▪ Depressão na menopausa; 

▪ Depressão gestacional. 

 

Uma vez que  vários tipos de depressão, o(a) especialista irá avaliar o histórico do(a) paciente para determinar a origem da doença. Portanto, o diagnóstico é clínico. 

 

Tratamento  

Após detectar as causas que provocaram o surgimento da doença, é feito um planejamento terapêutico apropriado para o perfil e as necessidades do(a) paciente. Ademais, o tratamento medicamentoso com escolha de antidepressivo adequado também é essencial para a cura da depressão.  

É importante frisar que esse quadro tem cura. E, quanto mais cedo o indivíduo buscar por ajuda profissional, mais eficaz será o seu tratamento. 

Enquanto o(a) psicólogo(a) trata as fobias através de meios psicoterápicos, o(a) psiquiatra prescreve a medicação ideal para exterminar os sintomas. Ambos os profissionais são essenciais nessa jornada. 

 

Agora que você sabe o que é a depressão, não deixe de procurar ajuda profissional ao perceber os sintomas. 

Caso tenha amigos e familiares que estejam nessa situação, oriente-os a agendar uma consulta e iniciar o tratamento o quanto antes. 

 

Clínica Vittá conta com psicólogos psiquiatras que oferecem consultas por um valor acessível. Clique aqui para agendar um horário! 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.
Fale pelo WhatsApp
Agendamento Online
Clique para Ligar