logo

Labirintite: como reconhecer os sinais da doença?

Labirintite: como reconhecer os sinais da doença?

A inflamação compromete não apenas o equilíbrio, mas, também, a audição. Saiba mais sobre a labirintite acompanhando esta leitura! 


O que é a labirintite? 

A labirintite é uma inflamação que acomete o labirinto, uma estrutura da orelha interna, provocando tontura, zumbidos e desequilíbrio. É mais recorrente em paciente acima dos 40 anos de idade e que apresentam os seguintes fatores de risco: 

  • Consumo excessivo de café, cigarro, álcool e alguns tipos de medicamento; 
  • Apresentam otite, hipoglicemia, diabetes ou hipertensão; 
  • Estão passando por um quadro de ansiedade e/ou estresse. 

Apesar de o termo correto ser "labirintopatia", a doença é comumente conhecida por "labirintite". 


Sintomas 

O sintoma mais conhecido da labirintite é a vertigem, ou seja, uma tontura em que o paciente sente que todas as coisas ao seu redor estão girando. Além disso, também são sinais da doença: 

  • Zumbidos no ouvido; 
  • Náuseas e vômitos; 
  • Sudorese; 
  • Perda da audição ou redução da mesma; 
  • Alterações gastrointestinais; 
  • Desequilíbrio. 

A vertigem pode ou não vir acompanhada dos sintomas acima. 


Qual médico procurar? 

Ao perceber os sinais de labirintite, o paciente deve procurar o otorrinolaringologista. Além de uma avaliação clínica, o especialista irá solicitar exames físico e neurológico para realizar o diagnóstico da inflamação. 


Tratamento  

O otorrinolaringologista poderá receitar uma série de medicamentos. Entre eles estão os vasodilatadores, os labirinto-supressores, os anticonvulsivantes e os antidepressivos. 

A gravidade dos sintomas, após o diagnóstico e início do tratamento da labirintite, deve desaparecer no prazo de uma semana. 


Como evitar a labirintite?  

A alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e a moderação no consumo de álcool são hábitos essenciais para prevenir a doença. Além disso, é importante administrar com equilíbrio as situações de estresse. 

A consulta regular ao médico é uma forma de acompanhar os níveis de glicemia, triglicérides e colesterol, os quais são fatores de risco para o desencadeamento da inflamação. 


Você está apresentando alguns dos sinais da labirintite? Agende uma consulta com um de nossos otorrinolaringologistas na unidade mais próxima. 

A Clínica Vittá Goiânia oferece consultas e exames por um valor super acessível! 

Clique para Ligar
Agendamento Online