logo

Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue

Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue

A campanha visa abastecer os hemocentros que, muitas vezes, se encontram com estoque crítico. Saiba mais sobre o Junho Vermelho! 

 

Junho Vermelho é uma campanha que surgiu em 2015 para incentivar a população a doar sangue. O mês foi escolhido tanto pelo fato de o Dia Mundial do Doador de Sangue ser comemorado no dia 14 de junho quanto pela baixa dos estoques recorrente nos períodos mais frios do ano. Saiba mais sobre a importância do Junho Vermelho! 

 

UM ATO QUE PODE SALVAR VIDAS 

Com toda a certeza, a doação de sangue se constitui como uma atitude solidária que salva pacientes fragilizados por motivos como acidentes, leucemia aguda e cirurgias. No entanto, o Brasil apresenta números baixíssimos de doação. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), somente 1,6% dos brasileiros possuem o hábito, sendo que o ideal seria alcançar o dobro dessa estatística. 

Por isso, o movimento Eu Dou Sangue criou a campanha Junho Vermelho na tentativa de mudar esse cenário. O mês de junho se posiciona como um dos mais preocupantes aos hemocentros, junto aos meses de julho e agosto. Além do período mais frio, as férias escolares utilizadas para viagens em família reduzem o comparecimento das pessoas aos postos de recolhimento. 

Para criar o Junho Vermelho, Debi Aronis, fundadora do Movimento Eu Dou Sangue, relata que foram consultados hematologistas e pontos de coleta. 

 

REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE 

Quem possui interesse em doar sangue, seja durante o Junho Vermelho, seja nas outras épocas do ano, deve obedecer aos seguintes fatores: 

 

✔ Ter idade entre 16 e 69 anos. Porém, quem possui entre 16 e 18 anos incompletos precisa de autorização dos responsáveis; 

✔ Pesar mais de 50 quilos; 

✔ Não ter ingerido alimentos gordurosos 3 horas antes do procedimento; 

✔ Estar descansado(a) e bem de saúde. 

  

Ademais, no momento da doação, a pessoa deve apresentar um documento de identificação com foto. 

 

IMPEDITIVOS PARA REALIZAR A DOAÇÃO 

Por outro lado, os voluntários devem observar alguns pontos antes de se submeter à coleta. Por exemplo, quem fez uma tatuagem ou aplicou piercing no último ano, não pode doar sangue. Algumas vacinas também exigem um intervalo para que a pessoa possa voltar a praticar esse ato solidário. 

São outros impeditivos: 

 

✔ Gestação (é necessário aguardar até 90 dias em casos de parto normal e 180 dias após cesariana); 

✔ Extração dentária feita nas últimas 72 horas; 

✔ Transfusão de sangue realizada no último ano; 

✔ Casos de gripe, resfriado e febre (a doação de sangue poderá ser feita depois de uma semana após o desaparecimento dos sintomas); 

✔ Ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. 

  

Já quem manifestou hepatite após os 11 anos, utiliza drogas ilícitas injetáveis, teve malária ou possui doenças como AIDS e Doença de Chagas, não pode realizar a doação de sangue de forma definitiva. 

Por fim, as mães que amamentaram seus filhos ainda devem aguardar o período de 1 ano. 

 

OBJETIVO DO JUNHO VERMELHO 

De acordo com Debi, “no momento que a cultura da doação de sangue for internalizada pela nossa sociedade e o percentual de doadores frequentes atingir os 3%, estabelecidos pela OMS como ideal para um país, o Movimento Eu Dou Sangue terá atingido seu objetivo”. 

Até então, algumas conquistas significativas já foram alcançadas. Só para ilustrar, o Estado de São Paulo apresentou aumento de 30% no volume de doações com a campanha, a qual possui cobertura nacional. 

 

Que tal aproveitar o Junho Vermelho para prestar esse ato de solidariedade? Faça um check-up com os clínicos gerais da Clínica Vittá para confirmar se você está apto(a) para a doação! 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.
Fale pelo WhatsApp
Agendamento Online
Clique para Ligar