logo

Conheça os principais sintomas do transtorno bipolar

Conheça os principais sintomas do transtorno bipolar

Alguns comportamentos indicam oscilação de humor comum, enquanto outros são sintomas do transtorno bipolar. Veja quando procurar ajuda médica! 

 

CONDIÇÕES PARA A MANIFESTAÇÃO DO DISTÚRBIO 

Também conhecido como doença bipolar ou doença maníaco-depressiva, o transtorno bipolar atinge tanto homens quanto mulheres e se divide entre quatro tipos principais. Contudo, todos são marcados por episódios maníacos (quando os pacientes ficam extremamente exaltados), os quais são interrompidos por períodos de intensa tristeza, que são os episódios depressivos. 

 

TRANSTORNO BIPOLAR I 

Os períodos de mania do paciente que possui este tipo duram, ao menos, sete dias. Já as fases depressivas podem permanecer por duas semanas e se estenderem por meses.   

 

TRANSTORNO BIPOLAR II 

Por outro lado, o transtorno bipolar do tipo II não possui ciclos de oscilação tão definidos. Além disso, eles são mais sutis e não comprometem as atividades e comportamentos da pessoa de modo significativo. 

 

TRANSTORNO CICLOTÍMICO 

Considerado o quadro mais leve do transtorno, é definido por oscilações entre hipomania e depressão leve. Nesse sentido, há o risco de os pacientes serem erroneamente diagnosticados com depressão ou serem taxados de irresponsáveis devido aos seus momentos de instabilidade. 

 

TRANSTORNO BIPOLAR NÃO ESPECIFICADO OU MISTO 

Os sintomas do transtorno bipolar desse tipo não possuem duração e intensidade correspondentes às demais categorias. 

 

SINTOMAS GERAIS  

Os principais sintomas do transtorno bipolar, seja qual for a classificação, envolvem similaridades não apenas no episódio maníaco, como também no depressivo. Dessa maneira, são os principais sinais relacionados ao primeiro: 

 

▪ Agitação e euforia acompanhadas de irritabilidade; 

▪ Aumento de energia sem relação com um motivo específico; 

▪ Mania de grandeza; 

▪ Fala acelerada; 

▪ Falta de sono; 

▪ Desvio de atenção; 

▪ Comportamento agressivo; 

▪ Autoestima e autoconfiança elevadas; 

▪ Comportamento imprudente e impulsivo. 

 

Ao mesmo tempo, são sintomas do episódio depressivo: 

 

▪ Tristeza profunda; 

▪ Pessimismo; 

▪ Sentimento de culpa; 

▪ Perda de interesse por atividades que a pessoa, antes do quadro, apresentava prazer em executar; 

▪ Falta de energia; 

▪ Pensamento de morte ou suicídio; 

▪ Mudança de peso; 

▪ Alteração no apetite. 

 

O QUE PROVOCA O TRANSTORNO BIPOLAR? 

Certamente, a doença, que não tem cura, não possui causas comprovadas cientificamente para a sua manifestação. No entanto, alguns fatores podem contribuir para o quadro. Por exemplo, estresse contínuo e intenso, consumo de bebidas alcoólicas e drogas, traumas e histórico do problema na família. 

 

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO 

Primeiramente, ao detectar os sintomas, a pessoa deve procurar psiquiatras psicólogos para diagnosticar o distúrbio e realizar um acompanhamento que possa proporcionar uma melhor convivência com o mesmo, uma vez que não há medicação que cesse a condição. 

Durante a consulta, o(a) especialista realiza uma série de perguntas e estabelece uma conversa com a pessoa. Diante da suspeita, são solicitados alguns testes laboratoriais e exames físicos, os quais podem indicar complicações provocadas pela doença, se for o caso.  

De acordo com a gravidade do transtorno bipolar, são receitados estabilizadores de humor, antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos. 

Ademais, a psicoterapia é fundamental para proporcionar uma convivência melhor com o quadro. Aliás, esse suporte auxilia a pessoa a superar as dificuldades que o transtorno provoca no cotidiano. 

 

Você ou alguém que conheça apresenta sintomas do transtorno bipolar? Na Clínica Vittá oferecemos consultas com psicólogos e psiquiatras a baixo custo. 

 

Agende um horário pelo site! 

 

Agendamento Online
Clique para Ligar