logo

Conheça as consequências da falta de vitamina B12 no organismo

Conheça as consequências da falta de vitamina B12 no organismo

O nutriente é responsável pela produção de glóbulos vermelhos no sangue. Entenda a importância de manter os níveis adequados de vitamina B12! 

 

O que é a vitamina B12? 

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é relevante para o funcionamento do metabolismo. Porém, as plantas e os animais não conseguem produzi-la, e sim bactérias presentes em determinados alimentos.  

Ao mesmo tempo, o sistema digestivo necessita apresentar boas condições fisiológicas para ser capaz de absorver a vitamina B12. 

 

O que acontece quando falta o nutriente no organismo? 

Uma vez que a vitamina B12 é indispensável para a formação e maturação das hemácias, sua ausência leva ao aumento de volume dessas células vermelhas tornando o tamanho do núcleo desproporcional ao do citoplasma. 

Além disso, o nutriente é essencial para os sistemas nervoso e muscular, bem como previne danos ao DNA 

Portanto, a sua ausência acarreta os seguintes problemas: 

 

▪ Perda de memória, o que inclui a doença de Alzheimer; 

▪ Câncer; 

▪ Infertilidade; 

▪ Doença cardiovascular; 

▪ Ansiedade, depressão, psicose e transtorno bipolar; 

▪ Esclerose múltipla; 

▪ Anemia perniciosa; 

▪ Osteoporose. 

 

Sintomas da ausência de vitamina B12 

Quando o organismo não apresenta os níveis ideais de vitamina B12, a pessoa apresenta fadiga e sensação de cansaço constantemente 

Ademais, passa a ter dificuldade de concentração, sendo que tal quadro em crianças pode ser bastante prejudicial para o desenvolvimento. 

A falta do nutriente também resulta em: perda de apetite; intestino preso; falta de ar; fraqueza; irritabilidade; tristeza; desequilíbrio; dificuldade para enxergar e confusão mental. 

 

Alimentos ricos em vitamina B12 

Com toda a certeza, há muitas fontes naturais de vitamina B12 que podem ser inseridas na dieta alimentar com o intuito de evitar a suplementação com medicamentos: 

  

▪ Ovos; 

▪ Leites e derivados; 

▪ Atum; 

▪ Salmão; 

▪ Fígado; 

▪ Frango. 

 

Todavia, quando os exames apontam para uma deficiência de vitamina B12, médicos especialistas em clínica geralnutrição e nutrologia receitam uma suplementação conforme as necessidades do(a) paciente 

Contudo, para indicar o tratamento, o qual pode consistir na administração injetável ou via sublingual, o(a) médico(a) precisa identificar o mecanismo que está provocando essa deficiência. Ou seja, a pessoa não pode iniciar uma suplementação tomando como referência a experiência de amigos e familiares 

 

O que pode atrapalhar a absorção? 

Por outro lado, por mais que algumas pessoas consumam os alimentos ricos em vitamina B12, é possível que outros fatores atrapalhem a absorção do nutriente pelo organismo. Só para ilustrar, a ingestão de álcool, o tabagismo, o uso crônico de medicamentos, como ranitidina e omeprazol, algumas doenças inflamatórias do intestino e cirurgias bariátricas são motivos para a baixa absorção. 

Inclusive, também existem alguns grupos de risco que podem manifestar deficiência de vitamina B12 com mais facilidade. Por exemplo, mulheres que já passaram por algum aborto ou apresentam infertilidade, veganos e vegetarianos, bem como pessoas acima de 60 anos. 

 

Como detectar os níveis de vitamina B12? 

A quantidade de vitamina B12 pode ser identificada através de exames de sangue simples. Após o diagnóstico, clínicos gerais, nutrólogos e nutricionistas prescrevem a suplementação com a duração e a dosagem específicas para o perfil de cada paciente. 

 

Não deixe de acompanhar os níveis de vitamina B12 em seu organismo. Na Clínica Vittá, você pode agendar sua consulta e seus exames laboratoriais por um valor atrativo.  

 

Escolha um horário sem sair de casa! 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.
Agendamento Online
Clique para Ligar