logo

Colesterol alto: conheça as causas, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento

Colesterol alto: conheça as causas, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento

A presença do colesterol no organismo é essencial para a produção de hormônios, composição de membranas celulares e digestão de lipídios. No entanto, o aumento do LDL (colesterol ruim) é prejudicial ao organismo. Acompanhe este post para saber mais


    O que é o colesterol e quais são seus tipos?
    O colesterol é responsável pela produção de vitamina D, estrógeno, ácidos biliares, testosterona e cortisol, além de compor membranas celulares de órgãos importantes como o fígado, o coração, os nervos, a pele, o cérebro, os músculos e os intestinos.  
    Os tipos mais comuns de colesterol são o HDL, considerado o colesterol bom, e o LDL, o famoso colesterol ruim. Quando este último está em excesso no organismo, o paciente corre o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. A condição de quem apresenta o problema é comumente denominada como "colesterol alto".

    Causas
    A alimentação rica em gordura trans (presente em frituras, chocolates, sorvetes, biscoitos recheados, entre outros alimentos ultraprocessados) e saturada (contida nas peles de aves, no bacon, na carne vermelha gordurosa, nos embutidos, entre outros) é uma das principais causas para o desenvolvimento do colesterol alto. Além disso, o sedentarismo, o tabagismo e o consumo de álcool em excesso também provocam o aumento dos níveis de LDL.
    Conheça outras causas do colesterol alto:
    • Pessoas na família que apresentam a condição;
    • Sobrepeso ou obesidade;
    • Diabetes mellitus;
    • Menopausa.

    Sintomas 

    O colesterol alto não apresenta sintomas e, caso o paciente não se submeta a exames de rotina, apenas descobrirá o problema quando o organismo começar a desenvolver doenças decorrentes dos altos níveis de LDL. Por isso, é importante suspeitar de sintomas como falta de ar, palpitação, dor no peito, indigestão, mau hálito, dor de cabeça, enjoos e vômitos, porque eles podem indicar o avanço de doenças causadas pelo colesterol alto


    Diagnóstico 

    Em geral, é importante visitar regularmente o Cardiologista para averiguar os níveis de colesterol no organismo. Esse especialista irá solicitar o exame de sangue feito em jejum de 12 horas para analisar tanto os níveis de LDL quanto os de HDL.


    Tratamento 

    Se for diagnosticado o colesterol alto no paciente, o Cardiologista fará uma orientação relacionada a hábitos saudáveis: alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, eliminação do uso de cigarros e redução no consumo de álcool. De acordo com o caso, ele poderá prescrever medicamentos, como as estatinas.

    Caso não seja feito o tratamento indicado pelo médico, o paciente poderá ter complicações como infarto, AVC, diabetes, hipertensão, entre outras doenças.

    Agende uma consulta com o Cardiologista e faça seus exames no mesmo lugar! Clique aqui e marque seu  horário na Clínica Vittá Goiânia!  

    Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


    Li e aceito as políticas de privacidade.
    Fale pelo WhatsApp
    Agendamento Online
    Clique para Ligar