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9 alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade

9 alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade

A gente fala tanto em atitudes benéficas para a mente, né? Mas, sabia que o que o você coloca no prato tem influência direta nisso? E não, não é aquele monte de doces que come ao se sentir triste! Estamos falando da relação estreita entre alimentação e saúde mental. Nisso, aproveitamos para conhecer 9 alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade.  

Qual a relação entre comida e saúde mental? 

Antes de tudo, vamos entender uma coisa: por que nossa alimentação afeta tanto a mente? Já reparou que, ao nos sentirmos nervosos, logo abrimos a geladeira? Ou, se estamos na rua, comemos uma coisa bem gostosa?  

Isso é mais simples de explicar do que você imagina! Tudo o que comemos afeta o funcionamento do cérebro. E, vamos mais longe! Além de fornecer energia, os alimentos são responsáveis por: 

  • Fazer a máquina funcionar pela absorção dos nutrientes  
  • Fortalecer o sistema imunológico 
  • Evitar que as células “envelheçam” por falta de antioxidantes  
  • Cuidar da saúde intestinal  

Ok, mas onde entram os alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade nisso? A verdade é que a alimentação adequada, de modo geral, fornece os nutrientes necessários para atender a estes fatores que mencionamos.  

Porém, transtornos de humor, ansiedade, entre outros, são seriamente afetados pela falta deles. Só para exemplificar, a deficiência de nutrientes pode afetar a produção de neurotransmissores. Daí, agravar o quadro. Ademais, o estresse oxidativo também se relaciona a alterações emocionais.  

Por fim, sabe essa “ajudinha” que os alimentos dão para que o intestino funcione melhor? Está na preservação da microbiota, micro-organismos bons que garantem os movimentos intestinais. Cada pessoa tem a sua, mas em algumas doenças, há modificações nessa população.  

Sendo assim, conforme o tipo de alimentação, tudo fica desregulado e, consequentemente, o intestino vai mal. Daí, é aquele ciclo vicioso que acaba no aumento da ansiedade.  

Alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade  

Então, vamos, enfim, aos alimentos que diminuem a ansiedade? E, sobretudo, por que têm esse efeito positivo?  

Peixes gordurosos  

Salmão, cavala e sardinha, por exemplo, são ricos em Ômega-3, um antioxidante que reduz ações inflamatórias. Ademais, é fonte de nutrientes que previnem doenças psiquiátricas, como depressão, porque liberam serotonina. Com isso, melhoram o humor e disposição.  

Frutas cítricas 

Limão, laranja, kiwi, acerola, entre outras frutas do tipo, estão entre os alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade. Isso se dá, principalmente, pela vitamina C e, também, os flavonoides que, juntos: 

  • Controlam a fadiga  
  • Diminuem a inquietação  
  • Reduzem a irritabilidade  

Banana  

Da mesma forma que o Ômega-3, a vitamina B6 presente na banana estimula a produção de serotonina. Além de melhorar o humor, o nutriente diminui a taquicardia e normaliza a pressão arterial.  

Castanha 

Aqui, os benefícios vêm do triptofano, magnésio e vitaminas do complexo B. Estes componentes reduzem o estresse e, consequentemente, evita os sintomas da ansiedade. Além da castanha, o mesmo efeito se nota em outras oleaginosas, como amendoim e amêndoas.  

Ovos 

Fontes de triptofano, os ovos entram, com louvor, na lista de alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade. O aminoácido também produz serotonina, cujos benefícios, a gente já conhece. Ademais, há a vitamina D, que melhora a concentração e o comportamento.  

Iogurte 

Não só o iogurte, como também derivados do leite, possui alta taxa de cálcio e magnésio. Ambos reduzem a pressão e, consequentemente, a taquicardia. Sem falar nas bactérias que interferem, positivamente, no funcionamento do cérebro e intestino.  

Chá-verde 

A princípio, o chá-verde ajuda a reduzir a ansiedade porque contém teanina, aminoácido de propriedades calmantes. Assim, melhora o humor.  

Chocolate  

Novidade? Nenhuma! O chocolate (felizmente) é um dos alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade porque induz a produção de dopamina. Traduzindo, regula o humor e diminui a inquietação. Para não aumentar a taxa de açúcar no sangue, pode optar pela versão amarga. 

Maracujá 

Por fim, um dos mais conhecidos alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade! A fruta contém flavonoides e alcaloides. Os dois componentes, só para exemplificar, diminuem a tensão muscular, equilibram o humor e regulam a pressão.  

Alimentos que aumentam a ansiedade  

E, ainda sobre “a gente é o que a gente come!”, há alimentos que nos deixam mais ansiosos! A lista inclui, por exemplo: 

  • Farinha branca 
  • Gorduras saturadas  
  • Bebidas alcoólicas 
  • Cafeína  
  • Açúcar  

Ah, então, devo parar de tomar meu cafezinho da tarde? Não necessariamente! O ideal é consumir qualquer um destes alimentos com moderação.  


Na dúvida, que tal agendar uma consulta com um de nossos especialistas? Temos um time de nutricionistas e nutrólogos que podem orientar sobre uma dieta adequada, tanto para a saúde mental, quanto o organismo de modo geral.  

E, claro, se precisar de suporte emocional, nossos psicólogos e psiquiatras estão sempre aqui para ajudar!  

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